quinta-feira, 27 de maio de 2010

5ª REUNIÃO DA REDE DA TERRA DO MEIO


Com o objetivo de compartilhar desafios e soluções para a Região da Terra do Meio (para saber mais sobre a Terra do Meio acesse: http://www.socioambiental.org/nsa/doc/nsa/detalhe?id=2329) diversas instituições preocupadas em ofertar políticas públicas para os habitantes desta região, se reuniram dia 25 de maio de 2010, no Recanto Cardoso para fornecer um balanço de suas atividades em 2009 e planejar ações para o ano corrente.
Após a apresentação dos participantes, o Promotor Público, Dr. Fábio Rangel explanou as ações da Defensoria Pública focada para a documentação e reconhecimento civil da população.

Na saúde pública o enfermeiro Ney Carvalho mostrou aos presentes o que a secretaria municipal vem realizando nas áreas de Resex e de conservação ambiental, voltada para os ribeirinhos que moram nestas localidades. Intensificação ao combate à malária, operação gota (imunização infantil), construção de unidades básicas de saúde e assistência odontológica estam entre as atividades realizadas pela instituição de saúde municipal.
A Secretaria de Educação de Altamira, representada pela professora Dalva Santos e pelo publicitário Julio Kalb, que esteve por uma semana no Riozinho do Anfrísio, em janeiro de 2006, ano em que se deu a primeira visita da SEMEC àquela região para fins de levantamento da situação socio-educacional da população.

A professora Dalva Santos relatou que para atender a população das Resex é preciso construir uma proposta diferenciada para a comunidade no que tange a educação.
Hoje nove (9) educadores atendem a Resex da Terra do Meio, precisamente no Riozinho do Anfrísio e Rio Iriri.
Diversos são os desafios, pois o Riozinho do Anfrísio e o Rio Iriri, estão distantes de Altamira cerca de quatro dias (4) de viagem de barco, em época de cheia e o que pode levar mais tempo na época do verão amazonico, mas entre eles, a merenda escolar e o abastecimento de combustível para os barcos que transportam os alunos de suas casas para as escolas, são os dois problemas de maior relevância a serem enfrentados.

Marcelo Salazar (ISA) parabenizou as ações da SEMEC e lembrou que o Instituto Socio Ambiental assinou convênios com a Secretaria de Educação para a construção de centros de formação no Riozinho e no Iriri.


RELAÇÃO DAS ESCOLAS EM FUNCIONAMENTO:

RIOZINHO DO ANFRÍSIO
1 - EMEF Novo Paraíso - comunidade Novo Paraíso;
2 - EMEF Novo Paraíso 2 - Praia do Anfrísio;
3 - EMEF Riozinho do Anfrísio - comunidade Morro Central;
4 - EMEF Lageado - comunidade Lageado;
5 - EMEF Lageado 2 - comunidade Boa Saúde;

RIO IRIRI
6 - EMEF Ludmila Nascimento Anunciação - comunidade morro Califórnia;
7 - EMEF São Lucas 2 - comunidade Morro do Favo;
8 - EMEF São Francisco - comunidade São Francisco;
9 - EMEF São Lucas - comunidade São Lucas

Hoje são atendidos cerca de cento e noventa (190) alunos distribuidos nas nove (9) escolas acima listadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário