terça-feira, 11 de maio de 2010

PROGRAMA ESCOLA ATIVA


Os governos federal, estadual e municipal, vem priorizando a cada dia a construção de uma política educacional que reconheça as necessidades do homem do campo, valorizando sua diversidade e a realidade diferenciada do campo, proporcionando para as crianças e adolescentes uma educação voltada à cultura e as experiências locais. Com o objetivo de concretizar suas ações e com a intenção de respeitar o direito dos povos do campo, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidades (SECAD), implantou o Programa Escola Ativa em todo o território nacional.

O Programa Escola Ativa foi implantado no município de Altamira nas escolas municipais do Ensino Fundamental em turmas multisseriadas no meio rural, na atual gestão da prefeita Odileida Sampaio. A Prefeitura de Altamira assumiu esse grande compromisso na Valorização da Educação do Campo no que diz respeito aos alunos das Classes Multissérie e na formação dos educadores(as) que atuam nessas turmas.
No município de Altamira o Programa Escola Ativa está cadastrado no MEC – 30/06/2009 e faz parte do PAR – Plano de Ações Articuladas, implementando várias ações no decorrer do processo ensino-aprendizagem.

De acordo com a adesão ao Programa Escola Ativa, a equipe de trabalho fica estruturada com uma coordenação sob a responsabilidade da profª. Francisca Osvaldina da Silva e Silva e de dois técnicos pedagógicos: profº. Nilson Costa Lima e profª. Raimunda Silva de Oliveira, para acompanhamento e apoio pedagógico as 27 escolas cadastradas e respectivamente 27 professores em 34 turmas distribuídas nas mais diversas comunidades do campo, como Assurini, Agrovila Vale Piauiense, Capembas, Mixila e escolas ribeirinhas, que atendem ao Programa nas Classes Multisseriadas do Ensino Fundamental de 9 anos.
Os alunos atendidos neste ano de 2010 estão distribuídos da seguinte forma:
- 1º ano – 177 alunos
- 2º ano - 118 alunos
- 3º ano – 167 alunos
- 4º ano – 192 alunos
- 5º ano – 134 alunos
Totalizando o atendimento a 788 crianças e adolescentes do meio rural no município de Altamira.
O Programa Escola Ativa é uma metodologia voltada especificamente às classes multisseriadas com a finalidade de alcançar no âmbito da Secretaria Municipal de Educação e das escolas do Campo resultados de sucesso.

O Programa Escola Ativa tem como objetivos:
> Garantir a formação continuada de todos os educadores envolvidos no Programa, com propostas pedagógicas e princípios políticos voltados às especificidades do campo disponibilizando diversos recursos pedagógicos e de gestão;
> Garantir a aprendizagem de todos os alunos, valorizando a cultura dos sujeitos do Campo.

Em fevereiro de 2010, no período de 03 a 06, a Secretaria Municipal de Educação assumiu o compromisso junto ao Programa Escola Ativa com o objetivo de fortalecer o programa iniciando a formação dos educadores dentro de uma perspectiva metodológica que leva em conta as novas diretrizes básicas para a Educação do Campo.

Altamira, pólo da região da transamazônica, esteve sediando nos períodos de: 18 a 22/02; 08 a 12/03 e 22 a 26/03, vários encontros de formação para técnicos pedagógicos na Metodologia do Programa Escola Ativa.


Os encontros ocorreram no Amazon Xingu Hotel, atendendo as cidades de Altamira, Anapú, Brasil Novo, Senador José Porfírio, Pacajá, Placas, Porto de Móz, Medicilândia, Uruará e Vitória do Xingu.

KIT PEDAGÓGICO – ESCOLA ATIVA.




Foi encaminhado às 27 escolas que atendem o Programa Escola Ativa, kit pedagógicos com vários jogos didáticos para auxiliar o trabalho do professor no desenvolvimento do ensino aprendizagem dos alunos, nas Classes Multisseriadas.

“Em cada porta, de cada escola, existem crianças com diferentes desejos, diferentes necessidades, diferentes belezas, diferentes sotaques, diferentes habilidades, diferentes vontades, diferentes origens e diferentes caminhos.”

Os superintendentes escolares, das escolas do meio rural: Francisca Osvaldina, Raimunda Oliveira e Nilson Costa, estiveram no período de 19 a 23 de abril de 2010, participando em Belém, no hotel Beira Rio, do Módulo do Programa Escola Ativa (Adesão 2008) que versou sobre a Gestão Educacional do Campo, referente a quinta etapa de um conjunto de seis formações que serão realizadas até agosto deste mesmo ano. O Programa vem desencadeando ações para a formação de técnicos multiplicadores que atuam junto aos docentes das escolas e classes multisseriadas no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário