quarta-feira, 19 de maio de 2010

Gestão Nota 10

Gerenciamento das rotinas nas escolas e secretarias para melhoria da qualidade do ensino.

Voltado ao sucesso do aluno, o Programa Gestão Nota 10 aponta como solução escolas autônomas dentro da rede de ensino, geridas por diretores tecnicamente competentes e com apoio gerencial e pedagógico da Secretaria de Educação. Para tornar essas soluções realidade, o Gestão Nota 10 investe no fortalecimento das lideranças e equipes de trabalho, nas unidades escolares e nas Secretarias de Educação.

O Programa trabalha com indicadores e metas gerenciais, capacitação dos profissionais em serviço e informação em tempo real, sobre os quatro âmbitos da gestão educacional: aprendizagem, ensino, rotina escolar e política educacional.

Como a aprendizagem é o termômetro da qualidade educacional, toda ação educacional deve ter como ponto de partida, e de chegada, o desempenho do aluno. É para seu sucesso que a educação formal existe.

Aluno que aprende torna-se aluno freqüente e feliz, dificilmente estará em situação de distorção idade / série, pois terá suas habilidades desenvolvidas ao longo de todo processo. Assim, então, são trabalhados positivamente os dois pontos do IDEB, fluxo - taxas de rendimento e de transição - e desempenho - pontuação na escala SAEB.

Esse trabalho requer ações que incidam sobre os indicadores de sucesso, todos eles simples, óbvios, mas que requerem ações planejadas, devidamente acompanhadas e avaliadas, com metas claras e pactuadas pelas equipes. São eles:

* o Cumprimento de 100% das 800 horas mínimas de aula;

* o 98% de freqüência de professores e alunos;

* o 95% de alfabetização ao final da 1ª série (sete anos de idade);

* o 95% de aprovação;

* o Somente 2% de reprovação por falta - abandono e;

* o 95% de fluxo escolar corrigido, no mínimo.

Desde o início do Programa Gestão Nota 10 foram atendidas 4.886.985 crianças. Os municípios parceiros no Gestão Nota 10 obtiveram uma média de aprovação de 88%.

Perfil atendimento 2009: 943.537 crianças e 364 municipios

Nenhum comentário:

Postar um comentário