terça-feira, 11 de maio de 2010

CIRCUTO CAMPEÃO - REDE VENCER


Os professores da área rural do município de Altamira se reuniram na comunidade de Princesa do Xingu, a 27 km da sede do município, para realização da Análise da Situação Educacional do Município Resultado Final/2009 – escolas rurais. Esta análise acontece no âmbito escolar e com a comunidade.

O encontro traz a socialização de escola para escola e entre os seus professores. Analisar tem o objetivo de buscar soluções para melhorias nos índices de aproveitamento e aprovação dos alunos, entre outros.
Sessenta profissionais em educação entre diretores e professores dos quatro principais pólos da área rural: Princesa do Xingu, Oneide Tavares, Bom Jesus da Lapa e Artur Pessoa, participaram do encontro pedagógico, realizado pela Coordenação da Rede Vencer, Programa Circuito Campeão.

A princípio visualizou-se a freqüência dos alunos, com os seus índices de aproveitamento, também a freqüência dos professores e a garantia das 800 horas de aula e os 200 dias letivos ao ano, garantidos na LDB – Leis de Diretrizes e Bases.

Professora Alexsandra Meirelles, com o auxílio das professoras Raimunda Oliveira e Osvaldina Silva, coordenaram a capacitação, juntamente com a professora Zulmira da Paz Carvalho, que falou sobre Educação Inclusiva.
Durante a manhã foram mostrados os quadros estatísticos dos índices e a realização de debates sobre estas análises.

No período da tarde foi apresentado algumas atividades realizadas na EMEF Princesa do Xingu, dentro do Programa Mais Educação, sob a coordenação do professor Everaldo Sousa Oliveira.
A professora Zulmira Carvalho passou a todos um histórico e definições sobre educação inclusiva e as formas de trabalhar com esta educação especial.

Este assunto gerou muitas dúvidas relatadas pelos professores presentes, que buscaram o auxílio da especialista (profª. Zulmira). A grande dificuldade de todos é a falta de capacitação dos professores para ensinar e a ausência de metodologia para lidar com estes alunos com necessidades especiais.
Todas as escolas do município têm alunos com necessidades especiais, ainda assim os professores não tem o recurso de capacitação para ensinar a estes alunos.
Alexsandra Meirelles, retomando suas atividades, distribuiu a cada professor a cartilha das Matrizes de Habilidades do aluno de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de 9 anos. Colocando a todos a importância do planejamento no processo de aprendizagem. O perfil do professor alfabetizador foi transmitido aos presentes e indagados se os mesmos se encaixam nos itens descritos. Frisando que a produção escrita e a fala devem ser exercidas de forma correta para que os alunos tenham o professor como espelho para a sua evolução acadêmica.

Finalizando sua parte a professora Alexsandra indicou aos professores “50 Ideais para 2010”, para serem pensados e implementados com o objetivo de personalizar, adequar e melhorar o ensino aos alunos.
Nos informes finais a professora Osvaldina informou a todos sobre as ações do Programa Escola Ativa, alertando para a próxima capacitação do Programa e a realização do histórico das escolas, a ser entregue.

Por fim realizou-se a avaliação do encontro, ouvindo a opinião dos professores presentes, buscando atende-los no próximo encontro de capacitação.

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