quarta-feira, 19 de maio de 2010

O que é a Rede Vencer

Os princípios que norteiam o estabelecimento de uma Rede são a interação, o relacionamento, a ajuda mútua, o compartilhamento, a integração e a complementaridade, em atendimento ao caráter eminentemente social do ser humano.

Derivado do latim, o termo "rede" significa "entrelaçamento de fios, cordas, cordéis, arames, com aberturas regulares fixadas por malhas, formando uma espécie de tecido". A Rede Vencer é um tecido formado pelas instituições e pessoas em torno de um objetivo comum, o desenvolvimento humano através da educação e da gestão do processo educacional, que lhes garante unidade sem, contudo, perder a diversidade.

A Rede Vencer, articulada pelo Instituto Ayrton Senna, é impulsionada por redes de ensino estaduais e municipais que optaram por fazer a diferença na vida de seus alunos e de suas comunidades pela via da educação formal. Ela é o espaço virtual disponibilizado para trocas de informações, compartilhamento de pesquisa e inovações, de preocupações e dificuldades, transferências e difusão de tecnologias, etc. Mas também de soluções para problemas comuns, com padrões de conduta calcados nos valores da liderança competente, do compromisso, da motivação e da criatividade responsável.

Para que a Rede Vencer cumpra cada vez melhor o papel a que se destina, é necessária a participação ativa de todos os parceiros, pois o Instituto Ayrton Senna é apenas quem viabiliza as relações para que a construção se dê num clima de confiança e reciprocidade entre os participantes, num constante ir e vir.

Esperamos que a Rede Vencer permita aos parceiros participantes transformarem-se em participantes parceiros de sua permanente construção, através da pluralidade de conexões que não privilegie uma em detrimento de outras, mas que os una cada vez mais em torno do personagem central da educação: o aluno.

Longe, portanto, de ser indeterminada a rede é o lugar onde a determinação é construída, negociada, ensaiada de forma simultânea no espaço e no tempo, pronta a romper barreiras geográficas e temporais. Faça parte desta Rede!

Nenhum comentário:

Postar um comentário