terça-feira, 20 de abril de 2010

Programa Mais Educação - E.M.E.F. Dr. Octacílio Lino

PLANTANDO SABERES

Através da oficina de Horta Escolar, esta sendo desenvolvida a experiência no cultivo de culturas que melhor se adaptam ao inverno amazônico, clima que vai de dezembro a junho no hemisfério norte. Com execuções de aulas teorias e pratica, o cultivo das hortaliças esta sendo feito na própria escola em espaços que antes era apenas mato, hoje substituído por canteiros e crianças plantando, colocando a mão na massa, ou melhor, na terra. Preparando os canteiros, escolhendo os vegetais apropriados ao clima e outros pouco favoráveis, semeando e acompanhando o desenvolvimento de cada cultura, para o confronto de dados entre os propícios e não propícios ao clima. Com tabelas que indicam o tempo de cultivo e desenvolvimento do vegetal.



Assim incentivando os alunos a levarem essa prática adquirida para sua família, quem sabe podendo construir uma horta em casa, no vizinho que tenha um terreno ocioso, podendo transformar em uma fonte de renda futura, ensinar outras pessoas na sua comunidade. A verdura produzida na Horta através da experiência será destinada a cantina da escola para reforçar ainda mais no sabor da merenda dos alunos.


A Horta escolar propiciara também o trabalho de outras disciplinas por seu intermédio como: Matemática e Ciências, na retirada de medidas do espaçamento entre as sementes, tamanho dos canteiros, proporção na quantidade de adulbo e terra a serem usada, minerais e gases que as plantas precisam entre outros assuntos.


Monitor: Maria Abadia Gondim de Almeida

Professor comunitário: Mariel Henrique

Diretora: Sônia Resende

Fontes: www.criareplantar.com.br

www.educandocomhorta.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário