terça-feira, 20 de abril de 2010

EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL - PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

AUTORES: EQUIPE PEDAGÓGICA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
INSTITUIÇÃO: E.M.E.F. DR. ULYSSES GUIMARÃES
ENDEREÇO: TRAV. ANFRISIO NUNES, S/N, ALTAMIRA - PA


O Programa Mais Educação valoriza a riqueza pedagógica, no sentido de estimular e incentivar os educandos na busca de aprendizagens significativas juntamente com os parceiros, amigos da escola, comunidade, corpo docente e discente, direção, monitores, todos pelo desenvolvimento de atividades de aprendizagem culturais, artísticas, de direitos humanos, meio ambiente, voltados à Educação Integral, visando contribuir para o desenvolvimento de ações educativas e principalmente habilidades e valores fundamentados nas aprendizagens básicas, consolidados nos quatros pilares da educação: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a conviver; Aprender a ser. Neste sentido a E.M.E.F. Ulysses Guimarães tem proporcionado aos alunos do primeiro ao quinto ano e de quinta à oitava série do ensino fundamental o desenvolvimento de momentos lúdicos e interdisciplinares que possibilitem uma melhor qualidade de vida, seja social, afetivo e psicológico.

“Uma criança com auto-estima tem maior probabilidade de um bom e adequado ajuste psicológico, de apresentar condutas de cooperação, segurança e bom humor” (SOLE: 2003,33)

Quando crianças ou jovens brincam, demonstram prazer e alegria em aprender tendo a oportunidade de lidar com suas energias em busca da satisfação de seus desejos. Dessa forma é possível conciliar a alegria da brincadeira com a aprendizagem escolar. Trabalhar a matemática é desenvolver o raciocínio lógico, a autoconfiança e concentração estimulando o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. A partir desse princípio, a escola trabalha utilizando os Projetos Educativos como: “Aprendendo e Jogando com a Matemática”, através de jogos, os educandos têm mais contato com os fundamentos matemáticos que conseqüentemente serão aplicados em sua vida cotidiana proporcionando a transformação da sociedade a qual estão inseridos.

No decorrer da realização das oficinas acontecem momentos onde são abordados os temas transversais (cidadania, sexualidade, meio ambiente...) com objetivo de amenizar os acentuados índices de vulnerabilidade social, pobreza e violência, criando alternativas de cidadania à população. Visando com as atividades melhorar a qualidade do rendimento escolar do aluno.

Ainda na concepção de melhoria da qualidade de ensino, diminuição do tempo ocioso e de que o desenvolvimento do raciocinio é elemento fundamental para que a cidadania se efetive, constitui-se o jogo de xadrez como ferramenta que desenvolve todas as potencialidades intelectuais do educando, ao mesmo tempo que o conduz ao pensamento lógico/formal.

Outro instrumento educativo é o Projeto Horta Escolar que busca o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente, espaço externo e interno da escola, a construção e a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida, podendo abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores. Um dos maiores objetivos do projeto é sensibilizar e conscientizar de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta. Durante os primeiros meses as atividades estão voltadas para aulas teóricas tais como: preparo do terreno, como plantar, ferramentas utilizadas, organização do espaço, logo após serão iniciadas as atividades práticas juntamente com a comunidade escolar.


A inserção dos alunos nos projetos escolares que fazem parte do Programa Mais Educação, na E.M.E.F. Ulysses Guimaraes, vem contribuindo de forma significativa para uma melhor qualidade na aprendizagem e no convívio escolar de crianças e adolescentes que outrora eram submetidos à ociosidade, marginalidade etc... fazendo com que os mesmos sintam confiança em si próprio, aproximando comunidade e escola tendo em vista a diminuição das desigualdades sociais.

Equipe Pedagógica do Programa Mais Educação Dr. Ulysses Guimarães:

Andréa França

Cleonice Gomes Demétrio

Joselma Castro

Adrieli Lunelli

Adrieli Speroto

Antônio de Carvalho

Eliete Andrade

Gladson Caíque Aranha

Jamille Damasceno

Kelly Gonzaga

Melissa Pinheiro

Mônica Priscila Moreira

Rafael Reis

Randerson Souza

Serdicley Barbosa

Tiago Farias

Warleno Ricardo Duarte


Nenhum comentário:

Postar um comentário