quinta-feira, 15 de abril de 2010

Programa Mais Educação - E.M.E.F Dom Clemente Geiger

Durante esse primeiro mês de funcionamento do Programa, várias atividades extraclasses foram desenvolvidas e registradas, principalmente em fotos. Descreve-se as principais em ordem cronológica.

Dia 03 de março, os alunos participaram da “I Amostra Pedagógica de Ciências da Uepa”, eles tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento dos laboratórios de física e química da universidade, manuseando alguns equipamentos de pesquisa sob a orientação dos acadêmicos.

Participaram de uma gincana cientifica, na qual deviam identificar diferentes espécies de plantas ao redor da universidade, visitaram também as diferentes salas da Amostra: as salas de jogos pedagógicos, na qual estavam dispostos no chão diversas atividades e jogos pedagógicos, envolvendo conteúdos de ciências; a sala dos sentidos, em que ficavam vendados e tinham que identificar em uma sala escura, sons, sabores, aromas além de se locomover pela sala sem se esbarrar em objetos; a sala de informática, onde usaram os computadores para jogar games pedagógicos que, diga-se de passagem, foi a sensação do evento para os alunos; e a sala de vídeo, que passava um filme sobre os diferentes espécies de plantas.


Dia 11 de março, fomos ao Cinema Lúcio Mauro assistir ao filme “Alvin e os Esquilos 2” com muita pipoca e atenção, os alunos ficaram fascinados com o cinema em si e com o filme, alguns chegaram a cantar juntamente com as cenas, após o filme outros tentavam dançar a coreografia. O dia foi de muita diversão e alegria para os alunos e monitores.

Dia 16 de março, participamos de uma gincana cultural e esportiva na Associação Atlética Banco do Brasil com os alunos do Projeto Esperança, durante o dia foram realizadas diferentes atividades: no torneio de futebol de campo muita diversão, e também muitos pernas-de-pau, na corrida de saco muita rapidez e técnica, na corrida do ovo na colher muito equilíbrio, no estoura balão muito fôlego, e isso a meninada tinha de sobra, no cabo-de-guerra muita força e estratégia, no hip-hop muito talento e simpatia, e no Quiz de torta na cara muita atenção e inteligência nas respostas por que senão.... eram todos lambuzados.

Todas as atividades foram monitoradas pelos professores do Programa Mais Educação e do Projeto Esperança, vale ressaltar que o Projeto Esperança nos cedeu o espaço físico, lanche e muita diversão, ficando aqui nosso agradecimento a sua coordenadora, Laine.

Dia 19 de março, contamos com a presença da equipe de Educação e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, a qual palestrou sobre o tema Saúde Bucal.

Na oportunidade eles utilizaram o datashow e réplicas grandes de dentição, escova e fio dental, ensinando de forma divertida a maneira de como tratar dos dentes e, com a ajuda de alguns dos alunos, mostraram a forma correta de escovação.

Após a palestra houve aplicação de flúor e entrega de kit de saúde bucal. Os alunos ficaram contentes com a apresentação da palestra e fizeram a maior algazarra na hora da aplicação do flúor. Aqui fica nosso agradecimento a equipe de Educação e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Dias 22 a 26 de março, os alunos visitaram a horta do Senhor João, que se localiza na rua Isaac Barbosa, no terreno da Cosanpa, na oportunidade Seu João, como é conhecido, disponibilizou um pouco de seu tempo e explicou para nossos alunos, como cuidar de uma horta, simultaneamente a sua fala e ele mostrava na prática como cuidar da horta, mostrou o processo de plantação, desde a sementeira ao preparo da terra, da adubação a colheita das hortaliças, as crianças ficaram fascinadas com a horta, inclusive perceberam algumas práticas que não estavam dando certo na horta da escola. Em resumo, foi tudo muito proveitoso tanto para os alunos como para os professores. Obrigado Seu João.

Dias 29 de março a 01 de abril, Semana da Páscoa, a programação da páscoa foi bem diversificada em suas atividades, iniciamos o primeiro dia com a apresentação do filme “Reis dos Reis”, que relata a vida e morte de Jesus Cristo e a passagem tanto da Páscoa Cristã como Judia. Antes do filme, foram expostos alguns entendimentos do significado da páscoa, que contou com a colaboração dos alunos.

No segundo dia, os alunos confeccionaram lembrancinhas e cartão de páscoa, tudo como manda o figurino maior diversão e muita atenção. No terceiro dia, foi um dia de dar água na boca com a atividade mais esperada: a confecção dos ovos de chocolate. Os alunos aprenderam como são feitos os ovos de chocolate e melhor, eles vivenciaram essa prática. Primeiramente rasparam o chocolate que estava em barras, viram o derretimento do mesmo em banho Maria, colocou-se o chocolate derretido nas formas e aguardaram endurecer na geladeira e, enfim, embalaram os ovos e claro... os guardaram para a festinha do dia seguinte, rsrsrs. No último dia, a festinha. Ao som de uma boa música e ao sabor de bolo e refrigerantes, os alunos participaram do “amigo-choco” e dançaram à vontade, posteriormente se deliciaram com os ovos de chocolate, que estavam uma GOS-TO-SU-RA. Tudo isso só foi possível com a ajuda da nossa professora Jaqueline, que, diga-se de passagem, era a única que sabia fazer os tais ovos. Fica a ela nosso muito obrigado.

Equipe Mais Educação Dom Clemente Geiger

Gerson Paes

Breno Pereira

Fernanda Botelho

Jaqueline Bulsing

Jefferson Silva

Leandro Cruz

Pâmmela Passos

Silvane Lemos

Weiklison Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário