quinta-feira, 8 de abril de 2010

CAPACITAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES 2010

Nos dias 07 e 08 de Abril reuniram-se com a equipe técnica da SEMEC os diretores e vice-diretores da rede municipal de ensino de Altamira, área urbana e rural.


No momento inicial a secretária de educação de Altamira Profª. Nilcéia Alves de Moura Oliveira, apresentou a todos um balanço das ações realizadas no sistema municipal de educação, na gestão da prefeita Odileida Sampaio ( você tem acesso a este balanço completo neste blog, título: Educação em Altamira, Adm. Odileida Sampaio), bem como as conquistas, prêmios e os desafios para a melhoria da educação do nosso município.

O objetivo da Capacitação de Diretores é realizar a análise e a avaliação dos resultados alcançados em 2009.
Segundo a Profª. Ducilla Almeida Nascimento, coordenadora geral da Rede Vencer, da análise destes resultados serão construidas ações que se concretizarão no Plano de Ações e Metas para 2010. Uma das principais preocupações é a garantia dos 200 dias letivos aos alunos da rede municipal de ensino, já que a tempos atrás este direito não era garantido.

A Rede Vencer tem como indicadores de sucesso: o cumprimento dos dias letivos, a frequência do aluno, a frequência do professor, a aprovação, a reprovação por falta, a alfabetização na primeira série e a correção da distorção idade-série. Todo este trabalho de capacitação dos gestores escolares é voltado para que o aluno obtenha sucesso em todos estes indicadores, que são referenciados por metas definidas e pactuadas ano a ano com todos os atores educacionais.
Este é o foco da política educacional implantada no município que tem como parceiro o Instituto Airton Senna.

O foco em resultados tem pautado todas as ações da Secretaria de Educação, trazendo os insumos pedagógicos, administrativos e financeiros para as escolas afim de assegurar o direito de aprender de todos os alunos e de cada um.

Gerson Olivo, coordenador de gestão da Rede Vencer, informou que as capacitações para diretores vem acontecendo desde 2005, ano inicial do primeiro mandato da prefeita Odileida Sampaio. Esta capacitação tem por objetivo traçar as metas para 2010. A Formação Continuada para os gestores e superintendentes escolares será realizada em seis encontros durante o ano.
A partir da análise dos resultados obtidos, serão encaminhadas novas propostas para o alcance das metas estabelecidas.
Relembrar o potencial destas ferramentas e discutir elementos essenciais através do projeto político pedagógico, no sentido de resignificar a gestão escolar, é o objetivo principal desta capacitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário