SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MAIOR MUNICÍPIO DO MUNDO. ALTAMIRA - 4.7 - MELHOR ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO PARÁ.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - POLO ALTAMIRA
sexta-feira, 23 de abril de 2010
DIA DO LIVRO - EMEI EULÁLIA SOARES DE OLIVEIRA




Segundo a coordenadora pedagógica é na infância em que as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos de leituras e é necessário estimular as crianças a gostarem de ler desde bem pequenas para o seu desenvolvimento cognitivo, além de ser um momento prazeroso, fantástico e lúdico.




O evento aconteceu dia 23 de abril de 2010, nos turnos da manhã e tarde. As imagens postadas são das crianças que estudam de manhã.


terça-feira, 20 de abril de 2010
EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL - PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
INSTITUIÇÃO: E.M.E.F. DR. ULYSSES GUIMARÃES
ENDEREÇO: TRAV. ANFRISIO NUNES, S/N, ALTAMIRA - PA

O Programa Mais Educação valoriza a riqueza pedagógica, no sentido de estimular e incentivar os educandos na busca de aprendizagens significativas juntamente com os parceiros, amigos da escola, comunidade, corpo docente e discente, direção, monitores, todos pelo desenvolvimento de atividades de aprendizagem culturais, artísticas, de direitos humanos, meio ambiente, voltados à Educação Integral, visando contribuir para o desenvolvimento de ações educativas e principalmente habilidades e valores fundamentados nas aprendizagens básicas, consolidados nos quatros pilares da educação: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a conviver; Aprender a ser. Neste sentido a E.M.E.F. Ulysses Guimarães tem proporcionado aos alunos do primeiro ao quinto ano e de quinta à oitava série do ensino fundamental o desenvolvimento de momentos lúdicos e interdisciplinares que possibilitem uma melhor qualidade de vida, seja social, afetivo e psicológico.
“Uma criança com auto-estima tem maior probabilidade de um bom e adequado ajuste psicológico, de apresentar condutas de cooperação, segurança e bom humor” (SOLE: 2003,33)
Quando crianças ou jovens brincam, demonstram prazer e alegria em aprender tendo a oportunidade de lidar com suas energias em busca da satisfação de seus desejos. Dessa forma é possível conciliar a alegria da brincadeira com a aprendizagem escolar. Trabalhar a matemática é desenvolver o raciocínio lógico, a autoconfiança e concentração estimulando o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. A partir desse princípio, a escola trabalha utilizando os Projetos Educativos como: “Aprendendo e Jogando com a Matemática”, através de jogos, os educandos têm mais contato com os fundamentos matemáticos que conseqüentemente serão aplicados em sua vida cotidiana proporcionando a transformação da sociedade a qual estão inseridos.
No decorrer da realização das oficinas acontecem momentos onde são abordados os temas transversais (cidadania, sexualidade, meio ambiente...) com objetivo de amenizar os acentuados índices de vulnerabilidade social, pobreza e violência, criando alternativas de cidadania à população. Visando com as atividades melhorar a qualidade do rendimento escolar do aluno.
Ainda na concepção de melhoria da qualidade de ensino, diminuição do tempo ocioso e de que o desenvolvimento do raciocinio é elemento fundamental para que a cidadania se efetive, constitui-se o jogo de xadrez como ferramenta que desenvolve todas as potencialidades intelectuais do educando, ao mesmo tempo que o conduz ao pensamento lógico/formal.
Outro instrumento educativo é o Projeto Horta Escolar que busca o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente, espaço externo e interno da escola, a construção e a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida, podendo abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores. Um dos maiores objetivos do projeto é sensibilizar e conscientizar de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta. Durante os primeiros meses as atividades estão voltadas para aulas teóricas tais como: preparo do terreno, como plantar, ferramentas utilizadas, organização do espaço, logo após serão iniciadas as atividades práticas juntamente com a comunidade escolar.
A inserção dos alunos nos projetos escolares que fazem parte do Programa Mais Educação, na E.M.E.F. Ulysses Guimaraes, vem contribuindo de forma significativa para uma melhor qualidade na aprendizagem e no convívio escolar de crianças e adolescentes que outrora eram submetidos à ociosidade, marginalidade etc... fazendo com que os mesmos sintam confiança em si próprio, aproximando comunidade e escola tendo em vista a diminuição das desigualdades sociais.
Equipe Pedagógica do Programa Mais Educação Dr. Ulysses Guimarães:
Andréa França
Cleonice Gomes Demétrio
Joselma Castro
Adrieli Lunelli
Adrieli Speroto
Antônio de Carvalho
Eliete Andrade
Gladson Caíque Aranha
Jamille Damasceno
Kelly Gonzaga
Melissa Pinheiro
Mônica Priscila Moreira
Rafael Reis
Randerson Souza
Serdicley Barbosa
Tiago Farias
Warleno Ricardo Duarte

Programa Mais Educação - E.M.E.F. Dr. Octacílio Lino
PLANTANDO SABERES
Através da oficina de Horta Escolar, esta sendo desenvolvida a experiência no cultivo de culturas que melhor se adaptam ao inverno amazônico, clima que vai de dezembro a junho no hemisfério norte. Com execuções de aulas teorias e pratica, o cultivo das hortaliças esta sendo feito na própria escola em espaços que antes era apenas mato, hoje substituído por canteiros e crianças plantando, colocando a mão na massa, ou melhor, na terra. Preparando os canteiros, escolhendo os vegetais apropriados ao clima e outros pouco favoráveis, semeando e acompanhando o desenvolvimento de cada cultura, para o confronto de dados entre os propícios e não propícios ao clima. Com tabelas que indicam o tempo de cultivo e desenvolvimento do vegetal.
Assim incentivando os alunos a levarem essa prática adquirida para sua família, quem sabe podendo construir uma horta em casa, no vizinho que tenha um terreno ocioso, podendo transformar em uma fonte de renda futura, ensinar outras pessoas na sua comunidade. A verdura produzida na Horta através da experiência será destinada a cantina da escola para reforçar ainda mais no sabor da merenda dos alunos.
A Horta escolar propiciara também o trabalho de outras disciplinas por seu intermédio como: Matemática e Ciências, na retirada de medidas do espaçamento entre as sementes, tamanho dos canteiros, proporção na quantidade de adulbo e terra a serem usada, minerais e gases que as plantas precisam entre outros assuntos.
Monitor: Maria Abadia Gondim de Almeida
Professor comunitário: Mariel Henrique
Diretora: Sônia Resende
Fontes: www.criareplantar.com.br