sexta-feira, 9 de julho de 2010

Professores de Escola Ativa Participam de Capacitação.

Nilson Costa Lima
mailto:Limanilson_costa_lima@yahoo.com

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) administra o Sistema Municipal de Educação, coordenando a Política Municipal de Educação, mediante a formulação de políticas públicas e diretrizes gerais, visando à otimização e à garantia de padrões de qualidade do modelo educacional e ao conseqüente aumento dos índices de escolaridade.
Os quarenta e oito professores (as) de 27 escolas públicas municipais de Altamira que integram o Programa Escola Ativa participam, até a próxima sexta feira (02), do terceiro encontro de capacitação de 2010, cujo objetivo é fornecer conhecimentos sobre as teorias e metodologias de trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula. O encontro acontece no Centro de Convenções e cursos (CCC), com atividades programadas nos turnos manhã e tarde.


O Programa Escola Ativa é voltado para a otimização do trabalho educacional em turmas multisseriadas, ou seja, aquelas que integram mais de uma série numa única sala de aula. De acordo com a coordenadora do programa professora Francisca Osvaldina da Silva e Silva, a programação desta terceira formação conta com uma avaliação das ações do Escola Ativa em 2010, fornece novas estratégias educacionais para 2011, trás palestras sobre os fundamentos, legislação e diretrizes da Educação do Campo, além de tirar dúvidas e esclarecer os professores (as) sobre o programa.

“Este ano, temos uma nova equipe de professores (as) que estão inclusos no programa Escola Ativa e, portanto, é interessante oportunizar este momento de acolhida aos novos profissionais e apresentação das metodologias do programa.

Além disso, é necessário que todos os professores/as estejam preparados para trabalhar em turmas multisseriadas, para que possamos dar continuidade a um trabalho de educação e alfabetização de qualidade na zona do campo do município de Altamira” disse professora Raimunda Oliveira.

As escolas municipais que participam do encontro de formação do programa Escola Ativa são as seguintes: Artur Pessoa, Babaquara, Boa Esperança, Bom Jesus da Lapa, Duarte da Costa, Fernando Guilhom, João Besouro, José Porfírio de Miranda Neto, Maria de Lourdes, Nova Vida, Novo Horizonte, Rio Branco, Santa Cruz, Santa Maria, Santa Teresinha, São Benedito, São Francisco de Assis, São Lázaro, São Pedro, São Roque, Tiradentes, Joelina Pedrosa, José Fernandes Filho, Lages do Xingu, Nossa Senhora do Perpetuo do Socorro, São Luiz e São Raimundo.
Cristina Linhares é professora da rede municipal há 12 anos e ministra aulas em turmas mutisseriadas na EMEF. Santa Teresinha, Ramal do Ita boca zona do campo sul de Altamira “Trabalhar em turmas multisseriadas é um desafio para qualquer professora/a, pois nos exige muita dedicação e disciplina. Porém, é um prazer notar o desenvolvimento educacional de cada aluno, a superação das dificuldades, a qualidade no processo de alfabetização, e o Escola Ativa nos dá subsídios para garantir essa qualidade na educação”, afirmou.

O programa Escola Ativa foi implantado em Altamira em 2010. Em cinco meses de atuação, a melhoria no desempenho escolar de 27 escolas municipais da zona do campo foi visível. O índice de aprovação subiu de 78% para 97% e a distorção idade série foi reduzida de 25% para 1,35% nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.



Ps.: Logo colocarei mais fotos deste encontro, Julio Kalb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário