terça-feira, 13 de julho de 2010

ALTAMIRA: MELHOR EDUCAÇÃO DO PARÁ.

IDEB 2009 - O Pará tem o pior índice de todos os Estados brasileiros.
Mas não se espante, Altamira tem a melhor pontuação com 4.7, superando os 3.6 do Estado e os 4.6 do índice Nacional.

Entenda as metas de qualidade

O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.

A série histórica de resultados do Ideb se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da OCDE. Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência.

Desde que foi criado o IDEB em 2005 Altamira configura entre as duas primeiras posições. Em 2005 fomos colocados em segundo lugar e em 2007 passamos a liderar o ranking estadual o mesmo acontecendo com o resultado de 2009.
Estes resultados renderam ao município de Altamira a posição de destaque na Educação Nacional, visto que em 2007 nossa cidade figurou entre as 37 Redes de Aprendizagem – boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender, em pesquisa realizada pelo Unicef, Inep, Mec e Undime. Na época recebemos a visita da equipe da TV Globo, estando a frente a repórter Cristina Serra, de Brasília – DF, que veio até Altamira para buscar informações de como um município afastado da capital consegue fazer da sua educação pública um marco para os olhares nacionais, esta matéria teve veiculação no Jornal Nacional. Hoje, em 2010, com resultados do IDEB de 2009, novamente recebemos a equipe global de jornalismo, desta vez liderada pela repórter do Rio de Janeiro-RJ, Lilian Teles, que realiza uma série de reportagem com o tema Eleições 2010, onde vai mostrar os desafios das políticas públicas, nas áreas de segurança pública, emprego, saúde, educação, entre outras.
Altamira figura com duas escolas: EMEF Antonio Inácio de Lucena e CEBI – Centro Educacional Batista Independente.
Queremos parabenizar a todos que fazem parte da educação do município, poderíamos citar aqui cada função dos que trabalham na rede de educação, mas ainda assim estaríamos excluindo os pais e responsáveis e os grandes vitoriosos desta conquista que são os alunos da rede pública de ensino, portanto queremos que TODOS estejam orgulhosos de Altamira ser o município com a melhor pontuação do Estado do Pará e estar acima da média nacional. Só pra finalizar saibam todos que já alcançamos a média estabelecida pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura, para o ano de 2015.

Veja abaixo fotos da equipe da TV Globo coletando imagens nas escolas Antônio Inácio de Lucena e Centro Educacional Batista Independente.

































Nenhum comentário:

Postar um comentário