quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ASSENTAMENTO ITAPUAMA

Ainda cedo, por volta das 6:00hs,  terça-feira, 26 de outubro de 2010, se deslocaram para a Comunidade do Itapuama, na Gleba Assurini, cerca de 90 km de Altamira, a equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, com a finalidade de promover o lançamento do Projeto de Educação Ambiental naquela comunidade.














O dia foi recheado de assuntos ligados a conservação do meio ambiente. O projeto tem por objetivo enfrentar a realidade do descaso ambiental que sofre o bioma amazônico, buscando caminhos que mantenham a produtividade do homem do campo, sem ocorrer a devastação ambiental, muito vista nas atividades agriculas, como por exemplo: desmatamento em lugares improdutivos (morros e rochedos); assoriamento de igarapés devido ao corte das matas ciliares; entre outros danos causados a natureza.
O Projeto tem como parceiro a Secretaria Municipal de Educação, no evento representada por Julio Kalb (assessor de comunicação da SEMEC), que reiterou o pedido para que os envolvidos se esforcem para mudar a realidade apresentada, se informando através da educação e construindo alicerces para um novo tempo.
Representando a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Gladson Xavier, expos a necessidade de implantação do Projeto suas etapas para efetivação das ações educacionais.
O Projeto é direcionado para os alunos do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries e agricultores, pais destes alunos, contribuindo para uma consciência crítica objetivando a reduzir o desmantamento no município de Altamira.














Dentro deste foco, se instalam diversas oficinas, entre elas: artesanato com produtos florestais (cipós) e produtos que iriam para o lixo (papel e plásticos); palestras educacionais sobre gravidez na adolescência; drogas; água, consumo e conservação; floresta: desmatamento e reflorestamento; coleta seletiva de lixo e outros temas que abrangem o período de um ano para execução do projeto.



























O lançamento do projeto, contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre estudantes, professores e agricultores.
Na ocasião foram entregues equipamentos de informática ao professores das EMEF São Sebastião, Nova Vida e Maria de Lourdes, escolas que fazem parte do Polo Itapuama, para auxilio nas atividades de educação ambiental.

























Na Agrovila Sol Nascente visitamos as instalações do viveiro de mudas, financiado pelo Projeto, que servirá para o plantio de 30.000 espécies nativas para reflorestamento.
Com todas as ações apresentadas pelo Projeto de Educação Ambiental PA Itapuama, esperamos continuar observando a natureza sempre esplendida, com animais nativos e um por do sol inebriante que só o Xingu nos oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário