quarta-feira, 31 de março de 2010

Educação em Altamira Adm. Odileida Sampaio

“Avanços e Desafios”
CENÁRIO EDUCACIONAL
Em Altamira, na administração Odileida Sampaio ocorrem ações para reverter o quadro observado na maioria dos municípios brasileiros que redundam em baixo índice de desempenho dos alunos.
Altamira promoveu a normatização do ensino municipal contando com a parceria do Instituto Ayrton Senna e Fundação Banco do Brasil, implantando o Programa Escola Campeã, que previa o Programa de Correção de Fluxo, elaboração de Planos Anuais de Trabalho, fundamentados em diagnósticos e estabelecendo ações e metas.
Encontramos a rede municipal de ensino ainda convivendo com instalações inadequadas ao trabalho de alunos e professores, falta de material didático e pedagógico, insatisfação dos profissionais face a baixa remuneração salarial, falta de envolvimento da sociedade nas questões educacionais e baixo investimento na educação.
2005 à 2008: Início de mudanças significativas na gestão educacional de Altamira.
Reafirmação da parceria com o Instituto Ayrton Senna.
Implantação da política Educacional:
REDE VENCER, implementação do Programa de Correção de Fluxo e implantação de novas políticas educacionais: Gestão e Acompanhamento às séries iniciais do ensino fundamental.
Reestruturação da SEMEC.
TRABALHO PAUTADO EM:
• Foco em resultados: sucesso de aprendizagem.
• Gerenciamento do planejamento escolar.
• Indicadores de qualidade.
• Estabelecimento de metas.
• Gestores tecnicamente qualificados.
• Implantação das matrizes de habilidades.
• Formação Continuada dos educadores.
• Instituição de Avaliações Externas.
• Elaboração, Execução e Avaliação do Plano de Metas.
• Acompanhamento sistemático do desempenho das rotinas escolares com uso de tecnologias da informação.
• Construção do processo de autonomia das escolas.




CONQUISTAS
• Implementação da Rede Vencer.
• Valorização dos Profissionais da Educação.
• Realização de Concurso Público.
• Elaboração e Aprovação do Plano de Cargos e Salários.
• Progressão Salarial.
• Formação Continuada para Professores e Técnicos (inclusive através da EAD)
• Participação de Técnicos em Eventos Locais, Estaduais e Nacionais.


Gestão Educacional:
• 1 - Implantação do Plano de Desenvolvimento Escolar.
• Qualificação de profissionais da equipe da SEMEC, para a metodologia PDE Escola, que serão os multiplicadores da formação nas equipes escolares.
• Qualificação das equipes escolares na metodologia PDE Escola e apoio técnico em sua elaboração e implantação.
• 2 - Implantação do Programa Formação Pela Escola
Parceria: SEMEC/MEC/SEDUC
Número de Escolas Beneficiadas: 14
Número de Cursistas Atendidos: 80
Módulos Trabalhados: Competências Básicas, Programa Dinheiro Direto na Escola e Programa Nacional do Livro Didático.
• 3 - Implantação Laboratório de Informática nas Escolas da Rede.
Parceria: SEMEC/SEB/SEED/PROINFO
Número de Escolas Beneficiadas: 09
Número de Laboratórios implantados na Zona Rural em 2009: 03
• 4 – Implantação do Programa Mais Educação
Parceria: SEMEC/MEC
Número de Escolas Beneficiadas: 04
Número de Alunos Beneficiados: 495
• 5 – Programa Dinheiro Direto na Escola
Parceria: SEMEC/MEC/FNDE
• 6 – Conferência Municipal de Educação
Realizada no período de 30 de junho a 1º de julho de 2009
Nº participantes: 273
Nº delegados: 132
Nº delegados à regional: 46
Formação de Professores:
• 1 – Especialização em Educação Matemática
Parceria: SEMEC/UFPA
Nº professores concluintes: 58
• 2 – Plataforma Freire
Parceria: SEMEC/MEC/SEDUC
Nº de professores inscritos em Licenciatura: 316
3 – Formação Continuada em Educação Física

DESAFIOS

· Combater a evasão escolar e a repetência.

· Ampliar a jornada escolar.

· Alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade.

· Reestruturar a Secretaria de Educação, (Organização, estrutura e funcionamento);

· Promover gestão participativa na rede de ensino.

· Reativar e reestruturar o Conselho Municipal de Educação;

· Criar e implementar o Sistema Municipal de Educação;

· Elaborar o Plano Municipal de Educação – PME;

· Promover a (Re) elaboração do Projeto Político Pedagógico das Escolas;

· Promover e acompanhar todas as ações do PAR;

· Promover e aprimorar a qualificação dos Conselheiros Municipais de Educação, do CAE, dos Conselhos Escolares e do FUNDEB;

· Implementar a Política de Correção de Fluxo nas Escolas da Área Rural;

· Promover a incorporação das Ações do Programa de Educação Complementar no Programa Mais Educação;

· Promover a divulgação e análise dos resultados das avaliações realizadas pelo Instituto Ayrton Senna e MEC;

· Implementar a Política do Transporte Escolar;

· Melhorar a distribuição da Merenda Escolar diariamente, de qualidade e adequada às necessidades e hábitos locais;

· Efetuar a lotação de Professores e Pessoal de Suporte Técnico Pedagógico nas Unidades Escolares,obedecendo a Estrutura Curricular das Etapas e Modalidades da Educação Básica;

· Melhorar as condições estruturais e pedagógicas das Unidades Escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental;

· Promover a articulação dos Órgãos que trabalham na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente;

· Estabelecer parcerias externas para a realização de atividades educacionais complementares;

· Acelerar o processo de universalização do Programa PDE-Escola;

· Garantir a implementação da política de valorização dos profissionais de educação.

· Implementar avaliação de desempenho dos professores e dos trabalhadores na educação;

· Promover Avaliação semestral e anual das atividades realizadas pelas Secretarias de Educação.

· Definir e garantir padrões mínimos de qualidade para as escolas.

· Implementar a estruturação do processo democrático para escolha de diretores e vice-diretores das escolas da rede pública municipal de ensino.
















































































































Um comentário:

  1. O PCCR proposto pelo governo municipal de Altamira é uma proposta de Plano de Carreira que trás na sua essência a redução da garantia de direitos, como também, não retrata a nova concepção político-educacional das legislações atuais expostas a extensão da política financeira do FUNDEF para o FUNDEB. Como a Lei do Piso Salarial Nacional (PSPN), uma luta de quase dois séculos, que essa Secretaria de Educação e poder executivo não reconhecem, sendo os primeiros a violarem os direitos dos Profissionais da Educação da nova política determinada nesse atual cenário contemporâneo.
    Os trabalhadores e trabalhadoras da educação do município de Altamira vem Repúdiar o tamanho do descaso quanto a valorização dos profissionais da Educação deste município. O gestor público municipal, como sempre, vem mais uma vez, fazer a extratação da categoria quando não reconhece que: Vigia, servente, Auxiliar Administrativo, professores somos considerados legalmente educadores, portanto, defendemos na proposta da categoria construída, inclusive com esse governo, a Unificação desses trabalhadores como profissionais da educação, coisa que a Secretária, orientada pela sua Assesssoria Jurídica, governista, não retrata a mesmo lógica de valorizar, respeitar, garantir qualidade na gestão pública da educação e avançar no novo para este município.
    Portanto, NÃO ao PCCR governista! SIM ao PCCR construído pela base da categoria!!! Como desbravadores da construção do desenvolvimento da educação desse município, os profissionais da educação continuarão na luta, combatendo a omissão, a violação dos direitos praticado pelo governo contra os trabalhadores e sinalizamos: queremos qcontinuar dialogando com quem estiver no poder público, com este grupo ou com outro grupo.
    Para conclusão reafirmamos: PCCR Unificado Já, Piso Salarial Já, Carreira, Jornada, formação, Concurso Público, Transparência na aplicação dos recursos, Conselhos democratizados com participação popular para então reafirmar-mos nosso compromisso por uma educação pública qualificada, social e que todos e todas sejam incluídos nesse processo. Porquê a Educação é nossa!
    Como diz nosso ilustre mestre Paulo Freire: "Nínguém se educa sozinho, ninguém educa a sí próprio, todos se educam entre si, mediatizados pelo mundo"; "Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão"

    SINTEPP - SUBSEDE ALTAMIRA - FIRME NA LUTA

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